Quanto mais conhecemos as abelhas maior é o fascínio pelo seu papel na natureza. O trabalho da colmeia é o de inúmeros tecelões a fazerem uma tapeçaria, simultaneamente simples e complexa. São pequenas e frágeis mas guardam todo um ecossistema. Hoje lembra-te delas e do que podes fazer para ajudar estes guardiões.
Para o ouvido versado, até a cacofonia de mil zumbidos pode representar uma harmonia.
Feliz dia das abelhas!
O dia 20 de Maio foi proclamado em 2017 como o Dia Mundial das Abelhas pela Assembleia Geral Nações Unidas, em unanimidade. Coincide com o dia de nascimento de Anton Janša, um dos pioneiros da apicultura moderna.
A relação do ser humano com as abelhas, no entanto, é muito mais longa e duradoura. Dos antigos egípcios, à China, a Homero e Aristóteles. E que seres fascinantes que são estes jardineiros da natureza.
Comunicam através de uma dança voadora. Conseguem ver luz ultra-violeta. São matemáticas exímias na forma hexagonal com que construem os seus favos. E, como verdadeiros super-insectos, zelam pelo seu ecossistema no papel de polinizadoras.
Hoje enfrentam um desafio como nunca antes que já teve o seu impacto na sua diversidade. O nosso interesse e fascínio é só um primeiro passo para apoiar, com um consumo consciente, o seu papel na natureza.
Se a celebração do dia o deixou com vontade de provar do fruto do trabalho destas obreiras, verifique os nossos produtos BF Mel!
Referências
https://www.un.org/en/observances/bee-day
https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N17/465/71/PDF/N1746571.pdf?OpenElement
https://www.dgav.pt/animais/conteudo/recursos-geneticos-animais/racas-autoctones/abelhas/
https://www.jstor.org/stable/10.3098/ah.2012.86.4.235
https://ensina.rtp.pt/artigo/porque-e-que-as-abelhas-fazem-aquela-especie-de-danca/
http://www.museudaciencia.org/index.php?module=content&option=collections&action=stories&idc=5&id=97